![]() |
Um novo tipo de scareware, programa utilizado para assustar usuários, simula a famosa “Tela Azul da Morte” do Windows e incentiva a compra de um falso antivírus.
O SystemSecurity invade o computador escondido dentro de um codec de vídeo malicioso que promete atualizar as configurações da máquina.
Durante a navegação, o usuário recebe diversas mensagens com a "tela azul", que emula uma falha de sistema causada por vírus. Para se livrar do problema, o falso aviso informa que o proprietário da máquina deve comprar um antivírus para resolver a situação. A única função real do programa é tirar o dinheiro dos desavisados.
Outras variantes do SystemSecurity estão no ar desde fevereiro, imitando telas de programas de segurança famosos. Mas essa é a primeira vez que uma delas utiliza uma interface parecida com o erro clássico do Windows.
Segundo o Rogue Antispyware, especializado em divulgar dados sobre esse tipo de ameaça, a melhor forma de evitar o problema é não aceitar links para sites de vídeos suspeitos. Isso elimina a chance de instalação dos codecs, utilizados na primeira fase da contaminação. Além disso, é necessário manter seu antivírus e outros dispositivos de segurança sempre atualizados.
0 comentários:
Postar um comentário