quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Sony Vaio AW180AU, o notebook monstro de 18,4"

Modelo full HD grava Blu-ray e tem configuração de botar inveja em qualquer desktop




Mais parrudo que bonitinho



A onda agora são os minilaptops, mas se você curte notebooks como os americanos gostam de carros, o negócio é investir num substituto de desktop, como o Sony Vaio AW180AU, com telona de 18,4 polegadas. É um modelo para você realmente não sentir falta de um micro de mesa. Apoiado numa base adequada, ele não perde nada em conforto, por causa do teclado espaçoso e do display com resolução de 1 920 por 1 080 pixels. Ou seja, é um full HD de verdade, parceiro ideal para o leitor e gravador de Blu-ray que vem na máquina.

Esse micro tem configuração violentíssima, com processador Core 2 Duo de 2,5 GHz, memória RAM de 4 GB e, o mais impressionante, dois discos rígidos com 500 GB cada um. Eles estão ligados em RAID, para funcionarem juntos, como um único volume. O conjunto ganhou nota 5,6 no Índice de Experiência do Vista, o melhor resultado num comparativo que fizemos entre os modelos com Blu-ray disponíveis no Brasil. No teste do PCMark Vantage, ele cravou 3 408 pontos, enquanto os laptops avançados para multimídia costumam suar para chegar em 3 mil.

Esse maquinão é feito mesmo para quem deseja assistir filmes, e não decepciona nesse quesito. Mas também faz bonito para os gamers de plantão, pois vem com uma placa gráfica competente. Ele tem com uma GeForce 9600M GT, um modelo intermediário feito para quem é exigente. Tanto que marcou 1 643 pontos no teste do 3DMark Vantage e permitiu uma jogatina tranquila no Call of Juarez, com 10,7 quadros por segundo, quando todos os recursos estavam ligados no máximo. Só não agrada mesmo aos jogadores entusiastas, que devem partir para um laptop equipado com, pelo menos, uma 9700M GT.
O acabamento do AW180AU não é tão cheio de frescuras como os modelos ultraportáteis da marca. Mesmo porque ele se preocupa mais em ser forte. Olhando esse tamanho todo, você deve achar que ele é pesadíssimo. Realmente, não dá para levá-lo na mochila, mas

ele é mais leve do que esperávamos. A balança do INFOLAB bateu exatamente em 3,9 quilos. A tampa é bonita, com acabamento em grafite escuro. O teclado é extremamente confortável, com botões quadrados e bem espaçados. Vale destacar o apoio de couro para os punhos, uma beleza para quem digita bastante tempo.

Para uma máquina desse porte, que aguenta rodar coisas pesadas, há um ponto fraco no software. Ela roda o Windows Vista Ultimate, mas na versão de 32 bits. O melhor seria usar o sistema de 64 bits, para aproveitar todos os 4 GB de memória e trabalhar melhor com programas já preparados para esse padrão, como o Photoshop. Mas aí é uma questão polêmica, pois o Vista de 64 é incompatível com uma série de aplicativos.

O maior defeito do notebook, no entanto, está no áudio decepcionante para ver filmes em Blu-ray. Em geral, o som é baixo. Com música, fica um pouco abafado e sem tanto impacto. O melhor é o fato de não distorcer, mesmo quando está no volume máximo. E os graves também dão o ar da graça, algo raro em laptops. Mesmo assim, era de se esperar mais potência numa máquina tão parruda.

Como esse notebook custa 12 999 reais, nos sentimos no direito de ser chatos e fazermos outra reclamação, que vai para o quesito conectividade. O micro tem apenas o mínimo para um modelo avançado. Vem com três portas USB, mas poderia ter o dobro disso, um diferencial importante numa máquina feita para não sair da mesa. Também fazem parte do pacote uma FireWire, Wi-Fi no padrão 802.11n e uma porta HDMI. No caso de você achar a tela muito pequena, dá para jogar as imagens numa televisão full HD.


Fonte :http://info.abril.com.br/reviews/hardware/notebooks/sony-vaio-aw180au-o-notebook-monstro-de-184.shtml

0 comentários: