quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Utilizando Criptografia do Windows

A criptografia é uma técnica que ‘camufla’ a informação a ser protegida; a criptografia utiliza uma chave, e apenas pessoas que detenham a chave podem fazer a decriptografia; essa chave é uma longa seqüência de 128 ou mais bits, e por isso não pode nem ser memorizada (ela fica armazenada no computador) nem ser quebrada por outros computadores (a não ser, é claro, que os computadores sejam os da NSA). Se uma máquina for roubada, continua sendo possível ter acesso aos dados, mas eles estarão criptografados, e portanto serão incompreensíveis.Mesmo sendo algo tão complicado de se entender, assunto que pessoas estudam muito para aprender, no Windows temos de forma bem fácil acesso a Criptografia.

1° Navegue até a pasta ou arquivo que deseja Criptografar.

2° Clique com o botão direito mouse sobre o arquivo ou pasta.

3° Escolha Propriedades, em seguida Avançados.

4° Marque a opção “Criptografar o conteúdo para proteger os dados”

5° Clique em OK nas janelas abertas.





















*caso pergunte sobre onde aplicar as alterações, escolha a opção que lhe seja útil.
Observe que a pasta, ou arquivo Criptografado ficam com o nome em verde, isto indica que tudo correu bem.
Mais para que vou utilizar Criptografia no meu computador?
Resp.: Imagine seu computador sendo utilizado por duas ou mais pessoas cada um com seus usuários e senhas, ao criptografar seus dados, somente no seu usuário estes dados podem ser vistos, qualquer outro que tente abrir ou copiar será exibida uma mensagem de erro como a imagem abaixo.



Não acaba por ai, podemos levar os dados criptografados em nosso dispositivo de armazenamento preferido e abrir este arquivo em outro computador, ótimo para quem leva dados muito importantes e que devem ficar em sigilo.
Cada usuário possui sua própria chave para Criptografia, é isto que impede que outros usuários e até mesmo em outros computadores nossos dados Criptografados possam ser lidos. podemos então levar nossa chave conosco, e utiliza-la para abrir nossos arquivos em outros computadores, por exemplo um arquivo criptografado em casa pode ser aberto facilmente no trabalho, vejamos:

1° Abra o executar e digite: certmgr.msc

2° (você está onde todos os certificados do Windows ficam armazenados, cuidado) Clique na guia Pessoal e depois em Certificados.

3° Selecione o seu certificado.

4° Clique em ação, todas as tarefas e exportar.

5° Clique em avançar.

6° Escolha, “Sim, exportar a chave particular”

7° Mantenha “Ativar proteção de alta segurança”

8° Digite sua senha.

9° Escolha o local e o nome do arquivo.

10° Clique em Concluir depois OK

Pronto, agora leve este arquivo até o computador que deseja abrir o seu arquivo ou pasta criptografada e execute-o utilizando a senha que você inseriu no passo 8.
Agora você já pode se imaginar como um agente secreto com seus dados todos criptografados.

0 comentários: